Jordana é a mais velha de dois irmãos, filhos de pai músico e mãe professora. Nasceu em 1968, na cidade de Visconde do Rio Branco – MG, na Zona da Mata mineira. Cinco anos depois, a família se mudou para Rio Pomba – MG e por lá viveu mais quatro anos. Aos nove anos, foi morar em Ubá-MG, permanecendo até os dezessete anos, quando fixou residência em Belo Horizonte e ali permaneceu por 14 anos.
Gradou-se em Psicologia pela Universidade FUMEC-MG, mas sempre desejou ser professora. Manifestava forte interesse pela Língua Portuguesa e já desenvolvia atividades profissionais relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa. Então, cursou o magistério e ingressou como professora nas redes públicas dos municípios de Contagem e de Belo Horizonte. No final da década de 1990, mudou-se para o Grande ABC – SP e ingressou no ensino público de São Bernardo do Campo e Santo André, trabalhando com o Ensino Fundamental e o MOVA (Movimento de Alfabetização de Adultos). Nesse período, cursou Pedagogia.
Foi também nessa época que começou a escrever as primeiras crônicas e cursou o Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem – LAEL – PUC – SP. A partir daí, já morando em São Paulo, trabalhou em instituições de ensino superior, nos cursos de Pedagogia e de Letras, em programas de pós-graduação na área de educação, em programas de formação continuada de professores e para editoras diversas, na leitura crítica, na reformulação ou na produção de materiais didáticos de Língua Portuguesa. Hoje, tem participação em diversas coleções didáticas para o ensino da língua, aprovadas pelo Ministério da Educação.
A escrita literária ocupava tímida e esporadicamente a agenda da professora. Foi em 2022 que decidiu intensificar a escrita criativa, reservando-lhe espaço na agenda. Procurou formação específica e se dedicou a concursos literários, publicações em jornais e revistas e participação em coletâneas. Em 2024, teve sua primeira publicação individual, A CASA DAS ÁGUAS E OUTRAS CRÔNICAS.
Atualmente, dedica-se à escrita criativa, à divulgação do seu livro e a alguns trabalhos para editoras voltadas a livros literários, enquanto atua com livros didáticos de Língua Portuguesa.